A importância da iluminação na decoração da sua casa


A iluminação de uma casa altera o humor dos ambientes, assim como a percepção do seu tamanho. 

A localização e o tipo de luz são aspectos importantes do design de interiores e trabalham em conjunto com as opções de cores, tamanho da sala, disponibilidade de luz natural e seleção de móveis. 

Os elementos que se juntam quando a iluminação certa é alcançada transformam uma sala em uma combinação perfeita de funcionalidade e estilo.


Para explicar sobre a importância da iluminação dentro da sua casa e como ela valoriza o seu ambiente, preparamos um artigo completo para você.


Vamos lá?

A importância da iluminação

Gerenciamento de cor

O uso da iluminação pode adicionar ou subtrair as cores gerais de uma sala ou apenas as superfícies que a luz deve melhorar. 

Cores mais escuras fazem uma sala parecer menor e mais apertada, enquanto as paredes de cores claras fazem o oposto. A ilusão do espaço é definida pela luz refletida nas superfícies das paredes. 

Alguns tipos de iluminação ajudam nessa ilusão, iluminando ainda mais as paredes. 

Além disso, a iluminação direcional, como uma luz de faixa, pode suavizar as cores da parede. Também há iluminação embutida, com um brilho suave e descendente que ilumina o chão, não as paredes. 

Isso se opõe às luzes penduradas no centro da sala, que fornecem iluminação ambiente ou iluminação de parede. Nos dois casos, isso pode afetar a claridade ou a escuridão de uma seção colorida.

Iluminação Direcional

Fornece iluminação para toda a sala ou destaca elementos muito específicos. 

A iluminação do piso é o exemplo perfeito de iluminação direcional. 

Pendurados no teto, os pescoços e luminárias ajustáveis ​​podem ser apontados para elementos específicos, como uma pintura de parede, o vaso de flores em uma mesa de entrada, o tampo da barra ou a ilha da cozinha. Considere montá-los nas paredes também. 


Molduras especiais para retratos e espelhos também possuem iluminação embutida para destacar áreas específicas na parede. 

A iluminação embutida pode ser usada em pisos e tetos para criar feixes de luz verticais, em oposição a um brilho geral das luminárias centrais penduradas no teto.

Funcionalidade

Um papel importante da iluminação no ambiente interno é a funcionalidade. A iluminação precisa servir a um propósito, ou simplesmente desperdiça eletricidade e o próprio conceito em si.

Os lustres não são usados ​​apenas em grandes entradas e salas por causa de sua localização central, mas também porque fornecem excelente iluminação para a sala. 

As luzes da parede adicionam comprimento e tamanho, visualmente, a um hall de entrada, além de iluminar o caminho. 

Considere o estilo de iluminação que você deseja garantir para obter o melhor tipo direcional ou luminescente para a configuração. 

Examine a iluminação específica da tarefa para mesas e outras áreas de trabalho onde a funcionalidade é mais importante do que a iluminação geral da sala.

Espaço

Tanto a iluminação natural quanto a artificial ajudam na ilusão do espaço. Para uma sala mais escura, encontre maneiras de trazer mais luz natural de espectro total. 

Se a sala não tiver iluminação suficiente, ela parecerá apertada. Isso é agravado pelos arranjos de móveis próximos, como combinações de mesa de café, mesa final, sofá, cadeira e assento de amor em um ambiente menor. 

Lâmpadas de canto, arandelas de parede e luzes penduradas centralmente no teto ajudam a iluminar uma sala se a iluminação natural não estiver disponível e ajudam a criar um espaço visualmente maior. 

Isso se aplica a qualquer configuração – em casa ou no escritório. A iluminação natural é preferida à iluminação artificial, pois mostra melhor as cores e aumenta o espaço visual de uma sala refletindo nas superfícies reflexivas. 

Considere clarabóias ou janelas grandes se quiser mais luz natural, ou use cortinas para permitir a quantidade máxima de luz das janelas atuais.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.