A decoração industrial surgiu de uma necessidade, entre as décadas de 1950 e 1970, muitos dos americanos que precisavam trabalhar na cidade de Nova York não tinham condições de arcar com os valores das moradias de lá, por isso, começaram a viver em fábricas e galpões abandonados e usavam os materiais deixados nesses lugares em sua mobília, nascendo assim, o que chamamos de estilo industrial.
Hoje em dia, o estilo é referência para quem quer combinar sofisticação com modernidade, por isso, separamos algumas dicas do que não pode faltar em uma decoração industrial:
1. Parede de cimento queimado + pendente
Ideal para salas, quartos ou estúdios. O pendente pode ser mais robusto, dando peso ao ambiente, ou mais despojado, com os fios a mostra.
2. Parede de tijolos aparentes + canos de iluminação
Aparece muito em cozinhas, áreas de jantar e quartos. A iluminação direcional dos canos é ideal para focar a luz em determinado ponto ou objeto, como uma bancada ou poltrona de leitura.
3. Calha elétrica + pendente
Essa dupla pode ser usada sobre mesas de jantar, bancadas, salas de reuniões, entre outros. Os pendentes podem ser maiores e mais pesados, ou mais simples e leves, com fiação aparente ou não, tudo depende do objetivo do ambiente.
4. Abajur industrial
Robustos e marcantes, os abajures industriais dão um ar de estúdio fotográfico para o ambiente. Muito vistos em salas de estar e escritórios, eles produzem uma luz intensa, porém, mais direcionada.
Esses são os clássicos da decoração industrial, eles podem ser harmonizados com outros estilos, criando uma presença única para o seu ambiente. E você, tem um estilo de decoração preferido? Conta pra gente.
Leia também:
3 dicas para iluminar seu escritório
Em obras: como organizar quantas tomadas vão em cada cômodo
Philips Hue: as luzes de LED que mudam de cor a partir de comandos de voz