Uma iluminação volumosa

Para além de iluminar, decorar.

A iluminação é responsável pela maneira como vemos e vivenciamos um espaço. É através dela que se amplia ou se reduz a sensação de tamanho de um cômodo, que se valoriza os objetos e se direciona as circulações do ambiente. Com este objetivo, somado ao fato de se transformarem em verdadeiras obras de arte, as luminárias volumosas, pendentes ou de piso, ganham cada vez mais espaço na decoração.

Em formatos mais tradicionais, com arabescos e cristais, ou com um design e materiais mais modernos, como de estilo industrial, as grandes luminárias podem ser o ponto principal da decoração de diversos ambientes. Basta ter a inspiração certa pra brincar com a composição.

A sala de espera pode funcionar como uma apresentação da personalidade e da
decoração, já que é um ambiente menos funcional e mais agradável. Neste sentindo, as luminárias mais volumosas vêm pra destacar o tom da decoração que estará presente nos demais cômodos da casa.

Salas de jantar ganham sofisticação e versatilidade, quando utilizado pendentes maiores. Isso porque, além de transmitirem o ar de tradição da reunião familiar, os pendentes servem como a iluminação principal do ambiente. Os tradicionais lustres nunca saem de cena nesse espaço, ainda assim há uma variedade de modelos pra todos estilos de decoração. Prefira pendentes de foco mais aberto para estas áreas, para ganhar ainda mais com a iluminação.

Nos ambientes de descanso e lazer, como salas de estar, há menos formalidade e as luminárias podem ser pendentes ou de piso. Elas são uma forma de transmitir a personalidade e arrematar a decoração do ambiente, além de trazer aconchego. Nestes espaços, vale mesclar um estilo mais contemporâneo com uma luminária mais clássica ou acompanhar os demais objetos da decoração.

Os quartos se transformam quando este item de iluminação é acrescentado. Além de conforto, os espaços inspiram elegância, modernidade ou tradição. Vale investir em luminárias com materiais mais rústicos, como a madeira, ou os tradicionais cristais. Se você gosta de cores, cuide para não pesar no ambiente, já que seu objetivo é o descanso.

E a utilização de grandes luminárias na decoração não para por aí. Cantinhos de leitura também podem ganhar o item, que serve como iluminação principal, quando pendente, ou foco em um lugar, como uma poltrona, quando se utiliza luminária de piso. Além de ajudar na leitura, a iluminação não deixa faltar o estilo presente no restante da casa.

Mas para ter todas as vantagens deste objeto de iluminação, é preciso tomar cui-
dado na escolha. Para não errar na composição dos ambientes, fique de olho no pé-direito, se há teto rebaixado e na altura da luminária em relação aos móveis. Pés-direitos maiores são os mais adequados para pendentes. Já quem tem um espaço menor, vale apostar nas luminárias de piso. Estabeleça uma distância entre 70 centímetros e 1 metro, para iluminar mesas, e pelo menos 1,50 metros do chão em outros ambientes, para ter um conforto visual. Prefira luzes que não emitem calor para não prejudicar o ambiente.

Na decoração, vale ousar com todos os objetos e a iluminação não podia ficar de fora. Gosta da tendência de volume na iluminação? Conta pra gente o que te inspira.

     

One Response to "Uma iluminação volumosa"

  1. Responder Campana comercial LED Posted on 4 de setembro de 2019 at 4:14 | Permalink

    Buenos días! .Me gustaría dar un enorme aprobado por la gran información que tenemos aquí en este blog . Voy a volver muy pronto a disfrutar con esta web.

Deixe uma resposta

Share This