Em obras: como organizar quantas tomadas vão em cada cômodo

O planejamento das instalações elétricas de uma residência é muito importante para evitar problemas como: falta de tomadas, tomadas mal localizadas, e acidentes envolvendo a rede elétrica.

Por isso, na hora de planejar qualquer construção ou reforma é importante dar atenção a parte elétrica, faça uma lista das suas necessidades e passe ao profissional responsável pela parte elétrica.

Para te ajudar a mapear quais são suas necessidades, nós elaboramos algumas dicas:

 

Visualize a obra pronta

Imagine-se em sua sala, pronta e mobiliada, agora pergunte-se: onde estão os aparelhos que vão precisar de tomadas? A partir daí ficará mais fácil saber a quantidade e a localização das tomadas.

O mesmo pode ser repetido em todos os cômodos até você ter uma ideia preliminar de onde as tomadas devem ficar. Uma dica coringa é prever ao menos uma tomada em cada parede. Desta forma se tem maior liberdade na hora de mobiliar.

 

Atente para os tipos de tomada

Apesar de todas as tomadas virem no novo padrão, é bem possível que nem todos os seus eletroeletrônicos já estejam adequados, por isso, aproveite para fazer uma lista dos tipos de adaptadores que você vai precisar.

A vantagem de prever o uso de adaptadores é, além de estética, uma medida de segurança, afinal, o uso de adaptadores e tês pode comprometer a estrutura elétrica e até mesmo queimar seus eletrodomésticos.

 

Preste atenção nos seus hábitos

Nem sempre as tomadas que você precisa estão atreladas a equipamentos. Por exemplo, se você tem o costume de assistir tevê enquanto mexe no celular e, por acaso, essa também é a hora em que ele fica carregando, pode ser interessante prever uma tomada perto do sofá.

Pense nesses comportamentos e preveja tomadas para eles, o mesmo vale para tomadas extras, pense em eletrodomésticos que você pensa em trocar ou adquirir e confira se eles precisam de mais tomadas.

Outra dica interessante é dar preferência as tomadas duplas ou triplas, elas vão ocupar o mesmo espaço que uma tomada simples e você terá mais quantidades à disposição.

E aí, o que você achou das nossas dicas? Tem alguma outra estratégia para compartilhar?

Confira também:

Deixe uma resposta

Share This