Tendências em iluminação para 2020

A iluminação interna é um aspecto central do design da sua casa. Você pode manipular a atmosfera da sua casa exatamente como posiciona a iluminação e o tipo de luminária que usa. 

O design da iluminação também muda de sala em sala. O que funciona na sala de estar não necessariamente funciona na cozinha ou no quarto. 

A iluminação deve refletir as funções e a sensação de cada espaço. Como qualquer outra parte da decoração de interiores, o design da iluminação continua mudando. A tecnologia é uma das razões para essas mudanças. 

À medida que os fabricantes criam luminárias e lâmpadas avançadas, os proprietários as incorporam em suas casas. Gostos e preferências também mudam com as gerações. 

É por isso que temos iluminação vintage, Art Deco, Moderna do meio do século e assim por diante. 

O ano de 2020 está chegando. E com ele, virão novas tendências em iluminação. A Luminus preparou um artigo para você apontando todas estas tendências e explicando como você deve implementá-las na sua casa.

O ouro macio está cada vez mais popular

Ultimamente, houve um aumento na popularidade de cores suaves. Muitos proprietários estão se apaixonando por cores como cinza e bege. 


O ouro macio cai dentro desse espectro de cores suaves que funcionam tão bem para as decorações contemporâneas. O ouro macio cai em algum lugar entre a prata escovada e o ouro escovado. 

Ele empresta o suave acabamento fosco desses dois tons, destacando o calor e a suavidade do ouro. Isso também significa que ele pode se misturar a quase qualquer tipo de decoração, desde a moderna urbana até a fazenda.

Como usar: as luminárias de ouro macio vêm em uma variedade de estilos e modelos. Para iluminação superior, procure acessórios que acentuem o ouro. 

Você também pode procurar acessórios que complementem o ouro macio com outras cores suaves, como cinza ou prata fosca. Use iluminação dourada suave para atrair a atenção para cantos ou áreas específicas da sua sala de estar. 


Uma ótima ideia é uma lâmpada de leitura de ouro macio que ilumina a cadeira de leitura e a prateleira na esquina. 

A iluminação dourada de 2020 cai mais no lado suave, com luminárias de ouro brilhantes ainda não sendo muito populares, talvez porque você se lembre da casa da avó. O ouro macio estará por aí por um bom tempo.


Os estilos retrô e industrial estão voltando, mas em formas mais refinadas

Industrial sempre foi sobre acabamentos rústicos, cores neutras e ênfase no metal. Estamos vendo o retorno retroativo, mas de uma maneira diferente. Se você observar a iluminação industrial moderna, existem algumas diferenças gritantes no que você conhece como industrial tradicional. 

A palavra que usamos é “industrial atualizado”, ou apenas retrô moderno. Ao contrário dos estilos semelhantes a armazéns comuns no estilo industrial, estamos vendo metais mais refinados – tons mais ricos e variados e designs alternativos. 

Se você estava hesitante em introduzir alguns aspectos industriais em sua casa, o novo visual moderno deve ajudar.

Como usar: use a iluminação retrô moderna para criar um toque único a uma área. Esses projetos de iluminação são populares para lugares como a área de trabalho da cozinha, acima da área de jantar ou como iluminação de parede. 

Você pode até usar o aparelho como uma obra de arte na parede ou na peça central da sua casa. Não tenha medo de industrial. Não é mais o estilo brutal e “inacabado” que pertence a um nicho de fãs do punk retrô. Com seu visual atualizado, ele se encaixa perfeitamente em qualquer decoração do século XXI.

Lâmpadas estilo Edison vintage, um estilo retrô mais quente

O visual retrô continua cutucando todos os entusiastas. As lâmpadas vintage do estilo Edison aumentam a tendência de iluminação retrô de 2020, com os proprietários adorando o design nostálgico desses acessórios. 

A forma arredondada do cone torna as lâmpadas especialmente acolhedoras e perfeitas para áreas como a sala de estar e a cozinha. Ainda melhor, você pode obter as lâmpadas do estilo Edison na moderna iluminação LED. Obtenha as variações de LED se desejar um equipamento que dure mais e consuma menos energia. 

Como usar: as lâmpadas Edison Vintage são mais usadas para aprimorar um estilo retrô/industrial. Eles podem ajudar a adicionar um pouco de calor e beleza suave aos elementos industriais. 

Para obter o efeito máximo, adquira um sistema de luzes em vez de lâmpadas simples. Por exemplo, um lustre feito com lâmpadas de estilo Edison ou uma fileira de luzes Edison conectadas acima da área de trabalho da cozinha. 

Essas luzes são um ótimo lugar para começar, se você estiver procurando por uma introdução suave ao estilo retrô. Elas não são extremamente industriais, têm uma sensação confortável e pode-se encontrar muitos designs atualizados no mercado. 

Deixe uma resposta

Share This