O cobre invadiu a iluminação

Aprenda a utilizar as luminárias no tom que são as queridinhas da vez.

Os tons metalizados estão em alta, mas é o cobre que vem chamando a atenção e invadindo os mais diversos ambientes da casa: sala de jantar, quarto, cozinha, sala de estar, e por aí vai. Assim como o prata e o dourado, é um tom super bem-vindo, se usado com moderação. Que tal se inspirar?

O cobre vai muito bem ao lado de outros materiais como madeira, revestimentos coloridos e vidros, combinando muito bem com cores mais neutras que pode garantir um visual bem interessante na decoração, desde um ambiente mais contemporâneo até um “decor” mais despojado, sem roubar a cena. Mais do que isto, pode trazer um toque de elegância, estilo e personalidade em qualquer ambiente sem graça, podendo ser marcante ou trazer, de forma simples, um ar de aconchego.

De tonalidade quente e mutável, na sala de jantar ou estar, utilize o tom em dois ou mais pendentes ou em um lustre, dando uma iluminação mais acolhedora e um toque de charme. Móveis de madeira vão bem no ambiente. Se o tom do seu ambiente é mais escuro, o cobre vira quase um ponto de cor. Por exemplo, o contraste de paredes de lousa com a luminária. E no quarto? pendentes e abajures são os escolhidos para ficar na mesa de cabeceira e enfeitar o ambiente, apenas tome um certo cuidado para não “pesar na mão”. Nos banheiros, garante estilo e originalidade ao ambiente em arandelas, louças e outros objetos decorativos.

Na cozinha, vamos te provar por A+B, que ela pode ganhar também um ar mais luxuoso com o cobre, com moderação. Use em pendentes, lustres e até mesmo em alguns detalhes dos móveis como os puxadores. Quer ousar? que tal combinar com os eletrodomésticos ou utensílios pendurados, dando um ar mais rústico?

De qualquer forma e em qualquer ambiente, a utilização de luminárias em cobre, nos seus mais variados modelos, fazem sempre muito sucesso e acrescentam um toque vibrante, criativo e, ao mesmo tempo, mais delicado, aos ambientes.

Se você prefere um tom mais rosado para a decoração, escolha as luminárias com versão espelhada, mais brilhosa. Junte a outros elementos que são capazes de trazer mais aconchego no ambiente, como bandejas, vasos, tapetes, entre outros. Aqui, vale a regra do uso de materiais naturais como a madeira, vidro e, também, florais.

Mas, se você é apaixonado pelo estilo rústico, o cobre opaco é excelente para experimentar em luminárias com as mais incríveis combinações, dando um ar de casa de campo incrivelmente acolhedora.

Seja de um jeito simples ou ultra sofisticado e brilhoso, é sempre importante lembrar de não utilizar este tom em decorações muito coloridas ou com muitas informações, pois o charme da luminária será apagado – o importante é deixar o metal em evidência -, ou usar em doses homeopáticas quando combinado com outros tons metálicos na decoração para que não brigue com as demais texturas e mantenha a identidade do ambiente em destaque.

Independente do estilo de decoração, o tom de cobre é o complemento perfeito ao mobiliário através do uso em luminárias. E aí, que tal levar o cobre para a decoração da sua casa?

  

Deixe uma resposta

Share This