Dê adeus aos corredores escuros!

Como a iluminação certa pode valorizar este espaço, muitas vezes esquecido.

Todo mundo adora corredores, mas a maior dúvida das pessoas, quando se fala em iluminar este ambiente é: como vou escolher? Seja por suas medidas extensas e paredes muito próximas paralelamente, o desafio na iluminação de um corredor é sempre grande.

Nem todo mundo sabe, mas existem estratégias para iluminar este cômodo, assim como para todos os outros, que facilitam na hora da escolha. É muito comum este espaço da casa ter pontos menos iluminados, mas não é o correto, sabia? Além de desvalorizar a casa, torna-se um problema ao se movimentar pelo ambiente. Pra você acertar em cheio e dar a melhor iluminação possível aos corredores, a gente tem algumas dicas. Vamos começar!

Em apartamentos ou casas pequenas, é comum ambientes integrados, com corredores pra facilitar isto. Neste caso, luminárias embutidas, alinhadas nos cantos e centro do teto, proporcionam uma iluminação perfeita e uniforme, ou spots direcionados para pontos destaque. Corredores amplos? Que tal uma parede com luz vindo de cima – efeito wall washing. Agora, corredores com pé direito duplo, um pendente cai sempre bem.

Balizadores também são uma ótima pedida, até mesmo para escadarias, porque projetam uma luz mais suave e demarcam o caminho. Em corredores estreitos, também é interessante utilizar tipos diferentes de luminárias embutidas distribuídas, o resultado pode ser charmoso e deixar o ambiente ainda mais iluminado e acolhedor.

A temperatura também é item importante na hora de iluminar, sendo a cor ideal a 4.500K (morna), que é um meio-termo entre o branco frio e o branco quente. Outra dica legal, é posicionar interruptores no início e fim dos corredores pra garantir melhor acesso.

Quando você ilumina corretamente halls de entrada, corredores e, até mesmo, escadarias, os ambientes mudam, valorizando os espaços e a decoração, assim como você consegue se utilizar da casa toda, sem mais pontos escuros, evitando possíveis acidentes ou aquele clima de penumbra de filmes de terror. E isto, faz uma diferença enorme.

Então, já começou as mudanças no seu corredor? Conta pra gente.

        

 

*Todas as informações e imagens contidas nesse post foram baseadas em matérias de sites jornalísticos, bancos de imagens e redes sociais de compartilhamento de fotos.

Deixe uma resposta

Share This