Conheça os estilos de luminárias e como você deve usá-las no seu ambiente.

A iluminação é uma das maneiras mais poderosas de transformar um ambiente, por isso é crucial entender o básico do assunto.

A primeira coisa a saber é que a iluminação ambiente, também conhecida como iluminação geral, pretende iluminar toda a sala em um nível uniforme. Já a iluminação de realce destaca um ponto de interesse específico. E a iluminação de tarefas fornece luz para tarefas específicas como ler, escrever, cozinhar ou trabalhar no computador. 

Para cada um desses três tipos de iluminação, existem vários equipamentos disponíveis. Abaixo, nós trouxemos as melhores opções para você iluminar a sua casa.

Tipos de Luminárias

Essa ampla gama de luminárias é, como o próprio nome indica, montada diretamente no teto e geralmente apresenta uma sombra de vidro, tecido ou plástico que oculta a lâmpada e ajuda a difundir a luz de maneira mais uniforme. 

As luminárias montadas no teto tendem a ser usadas para fornecer luz ambiente em uma sala, em oposição à iluminação de realce ou tarefa, porque fornecem iluminação dispersa mais geral.

Luminárias pendentes

As pendentes são luzes penduradas em um cabo, cordão ou cano de um acessório no teto, terminando em uma sombra que encerra uma lâmpada e que fornece, principalmente, luz no sentido descendente, conhecida como luz de fundo. 

As luminárias pendentes geralmente estão localizadas sobre uma mesa ou ilha de cozinha, porque fornecem iluminação ambiente ou de tarefas e geralmente têm fortes elementos estilísticos que trazem personalidade a um espaço por serem tão visíveis.

Iluminação embutida

As luzes embutidas são instaladas acima do teto para que o corpo da luz – o mecanismo e a fiação – fique oculto no teto, com uma lâmpada ou lente nivelada. 

Ao contrário dos equipamentos montados no teto, que são facilmente vistos, a iluminação embutida tende a ser mais recatada porque está nivelada com o teto, mas requer cerca de 10 a 20 cm de espaço acima dele para a instalação. 


Esse tipo de iluminação pode ser usada para uma variedade de funções, do ambiente de destaque ao escritório – dependendo do número e tipo de luminárias desejadas por você.

Holofotes

Holofotes são acessórios fixos ou pendurados no teto – dependendo do equipamento. A carcaça linear contém várias cabeças que podem ser movidas ao longo da trilha e orientadas para focar em diferentes direções. 

Essa capacidade de ajuste e posicionamento torna essa iluminação ideal para cozinhas ou espaços onde realces são necessários e onde o foco desejado tende a mudar com frequência.

Arandelas de parede

Arandelas de parede são algumas das luminárias mais decorativas do mercado de iluminação, porque são frequentemente instaladas ao nível dos olhos na maioria dos quartos. 

Elas podem ser altas ou baixas, fornecendo iluminação ambiente ou de tarefas, dependendo do equipamento, mas raramente são poderosas o suficiente para fornecer iluminação de um espaço grande. 

São frequentemente encontradas em ambos os lados de uma lareira ou cama para iluminação adicional, destacando esses pontos focais visuais.

Candeeiros de mesa

Candeeiros de mesa são amplamente utilizados como luzes de tarefas, porque são flexíveis e podem ser posicionados em vários locais, conforme necessário (como adjacente a uma cadeira confortável para leitura ou em cima de uma mesa para trabalho). 

Eles geralmente fornecem luz em uma direção descendente, iluminando a superfície diretamente abaixo dela, em vez de fornecer um brilho geral, o que impede que eles sejam frequentemente usados ​​como luzes de ambiente. 

No entanto, como arandelas de parede, podem ser um recurso importante de design em um espaço, por serem altamente visíveis.

Iluminação enseada

A iluminação da enseada é um tipo elegante de iluminação que geralmente é montada ou incorporada à parte superior de uma parede ou teto. 

Geralmente escondida da vista direta, fornece iluminação vertical ao longo das bordas de uma sala para o teto. 


Hoje, a maior parte da iluminação da enseada é fornecida por uma fina faixa de LEDs ao longo de uma enseada, ou nicho, já criada na sala.

Deixe uma resposta

Share This