Comparativo de Potências: saiba como elas impactam na luminosidade do seu ambiente

 

Geralmente, quando você sai para procurar uma lâmpada com o intuito de iluminar algum ambiente da sua casa, é comum se deparar com as diversas opções que o setor de iluminação dispõe.

Ficar perdido com as diversas informações que você recebe ao procurar uma lâmpada é super normal.

Para responder todas as suas dúvidas sobre potências das lâmpadas e qual o impacto que estas causam em um determinado ambiente, nós preparamos mais um artigo completo.

Vamos lá!

 

Lâmpadas incandescentes


Lâmpadas incandescentes são as mais usadas. As lâmpadas incandescentes variam de 40 a 110 watts. 

A luz é criada quando o filamento na lâmpada é aquecido a ponto de brilhar. A luz incandescente é, geralmente, uma luz branca amarelo-quente que pode durar até 1 ano. 

Você pode usar lâmpadas incandescentes em lâmpadas, faróis de automóveis, lanternas e iluminação decorativa. 

Elas vêm em uma variedade de formas, tamanhos e tipos de vidro, como vidro fosco, transparente ou colorido.

Potência (watts)

Fluxo Luminoso (lumen)

25

230

40

520

60

864

100

1620

 

Lâmpadas halógenas

As lâmpadas halógenas são semelhantes às lâmpadas incandescentes porque usam um filamento que é aquecido a ponto de brilhar, exceto que usam menos energia devido ao ciclo do halogênio. 

Uma lâmpada incandescente típica evapora o tungstênio do filamento em chamas, o que causa um escurecimento na lâmpada e diminui a quantidade de luz emitida. 

O ciclo do halogênio elimina a evaporação do tungstênio. 

À medida que o tungstênio reage com o gás halogênio, parte do tungstênio é devolvida ao filamento, prolongando a vida útil da lâmpada e impedindo que ela grude no vidro.


As lâmpadas halógenas produzem uma luz branca semelhante à luz do dia ao meio-dia. Elas são comumente usadas ​​para luz embutida, luzes pendentes e sob iluminação do gabinete. 

Elas duram em média um ano e, embora sejam mais eficientes que uma lâmpada incandescente, a lâmpada pode aquecer rapidamente, causando risco de incêndio em determinadas áreas.

Lâmpadas LED


LED significa diodos emissores de luz. As lâmpadas LED são uma das opções de iluminação mais eficientes em termos de energia disponíveis. 

O calor produzido pela lâmpada é absorvido em um dissipador de calor, mantendo as lâmpadas frias ao toque e economizando energia. 

Ao contrário de uma lâmpada incandescente, os LEDs não se apagam. Eles experimentam “privação de lumen” e sua emissão de luz diminui em mais de 30%. 

O benefício das lâmpadas LED é que elas usam menos eletricidade do que outras lâmpadas, duram mais, são silenciosas, não contêm mercúrio e não emitem UV ou infravermelho.

Elas também podem durar até 10 anos, com uso médio de três horas por dia. Uma das desvantagens dos LEDs é que eles são direcionais, o que significa que apenas acendem em uma direção específica, em oposição a todas as direções.

Potência (watts)

Fluxo Luminoso (lumen)

6

470

10

700

12

1055

18

1800


Lâmpadas CFL

CFL, ou fluorescentes compactas, são outro tipo de lâmpada que economiza energia. 

Um tom quente e de correção de cor é criado quando os eletrodos no final de cada tubo, contendo gases de argônio e mercúrio, reagem entre si produzindo luz UV que é transformada em luz visível quando atinge o revestimento de fósforo no interior da lâmpada. 

As lâmpadas fluorescentes compactas são mais baratas que o LED e podem durar 10 vezes mais que as lâmpadas incandescentes. 

As lâmpadas CFL contêm mercúrio, portanto, você deve tomar cuidado com a quebra. Outra desvantagem é que as lâmpadas fluorescentes compactas podem levar 30 segundos ou mais para ficarem totalmente iluminadas.

Potência (watts)

Fluxo Luminoso (lumen)

15

800

16

1070

20

1100

32

2350

36

2500

40

2600

65

4400

110

7600

Deixe uma resposta

Share This