Classificação IP: saiba o significado e qual sua importância

Um bom compartimento de equipamentos elétricos ou eletrônicos destinados a operar em ambientes difíceis, onde poeira, substâncias corrosivas, umidade ou água podem penetrar, é de suma importância para reduzir os riscos de choque elétrico, incêndio ou explosão.

Os requisitos mínimos são estabelecidos em documentos como padrões do produto para segurança elétrica e padrões para equipamentos usados ​​em atmosferas potencialmente explosivas.

Também existem requisitos de encapsulamento aplicáveis ​​a produtos com altos requisitos de confiabilidade e onde a entrada de poeira pode causar problemas.

O teste de classificação IP é realizado de acordo com a norma global IEC 60529 ou seu equivalente europeu, EN 60529, que também foi adotado como padrão sueco SS EN 60529.

O teste IP indica o grau de proteção que um determinado produto obtém, bem como a sua resistência à intempéries e seu indicativo de uso, seja para ambientes internos ou externos — levando em consideração diversos fatores, como: temperatura, umidade, ruído e vapores tóxicos.

Vamos explicar melhor: se um produto possui um grau de proteção IP10, este não poderá ser instalado em ambientes externos, pois não possui proteção alguma contra água. Isso evita que o equipamento sofra danos.

IP 68 é o maior grau possível de proteção que um produto pode atingir. O certo seria todos os produtos possuírem este grau, mas isso também afetaria diretamente o seu custo, afastando o consumidor.

Este é um dos motivos pelos quais é sempre importante você estar atento ao Índice de Proteção (IP), pois além de evitar o mau uso do equipamento, você economiza o seu dinheiro apostando em um produto plenamente confiável àquilo que você precisa.

Para facilitar a compreensão sobre o assunto, vamos citar abaixo os principais testes pelos quais os produtos passam para adquirir um determinado grau de proteção.

Grau de proteção contra objetos estranhos sólidos (1º número)

IP 1X

O teste para os gabinetes IP 1X envolve pressionar uma esfera de 50 mm de diâmetro com uma força de 50 N contra todas as aberturas no gabinete.

O item é aprovado se a esfera não entrar totalmente no gabinete e se houver uma distância satisfatória de partes vivas perigosas e partes móveis.

IP 2X

O teste do IP 2X envolve pressionar um dedo de teste padronizado de 12 mm de diâmetro com uma força de 10 N e uma esfera de 12,5 mm com uma força de 30 N contra todas as aberturas no gabinete. Para aceitação, a esfera não deve entrar completamente no gabinete e deve haver uma distância satisfatória entre o dedo de teste e as partes vivas perigosas e as partes móveis.

IP 3X

O teste do IP 3X envolve pressionar uma sonda de teste padronizada, na forma de um fio de aço de 2,5 mm, contra todas as aberturas do gabinete, com uma força de 3 N. Para aceitação, a sonda não deve entrar no gabinete.

IP 4X

O teste IP 4X envolve pressionar uma sonda de teste padronizada, na forma de um fio de aço de 1 mm, contra todas as aberturas no gabinete, com uma força de 1 N. Para aceitação, a sonda não deve entrar no gabinete.

IP 5X

Os itens a serem testados para os gabinetes IP 5X são expostos a pó de talco circulante de granulação fina em uma câmara de poeira por 2 a 8 horas, com o tempo de exposição sendo determinado pelas condições de teste para o item específico.

Este teste é realizado com uma depressão máxima de 20 mbar dentro do item em teste e com uma taxa máxima de extração de 60 volumes/hora.

Se padrões específicos de produtos permitirem, o teste é realizado sem pressão por 8 horas.

Além do teste de poeira, um fio de aço de 1 mm é pressionado com uma força de 1 N contra todas as aberturas no gabinete.

Para aceitação para a classe IP 5X, o pó não deve penetrar no item em quantidades ou posições, de modo a impedir a operação satisfatória do item ou a apresentar um risco de segurança. Também deve haver uma distância segura do fio para partes vivas ou móveis.

IP 6X

Os itens a serem testados para os gabinetes IP 6X são expostos a pó de talco circulante de granulação fina em uma câmara de poeira por 2 a 8 horas, com o tempo de exposição sendo determinado pelas condições de teste para o item específico.

Este teste é realizado com uma depressão máxima de 20 mbar dentro do item em teste e com uma taxa máxima de extração de 60 volumes/hora.

Grau de proteção contra a água (2º número)

IP X1

O gabinete é exposto a gotas de água, com uma vazão de 1 mm/min, por dez minutos.

A aceitação para a classe IP X1 não exige que a água tenha penetrado no item em uma quantidade ou posição que impeça a operação satisfatória do item ou apresente um risco de segurança.

IP X2

O gabinete é exposto a gotas de água durante 4 x 2,5 minutos, com uma taxa de fluxo de 3 mm/min.

O gabinete é testado em quatro inclinações fixas 15° da posição normal.

A aceitação para a classe IP X2 não exige que a água tenha penetrado no item em uma quantidade ou posição que impeça a operação satisfatória do item ou apresente um risco de segurança.

IP X3

O invólucro é exposto à pulverização de água a partir de um bico de tubo oscilante, com cada jato pulverizando uma vazão de 0,07 l/min, por dez minutos.

Alternativamente, um bico de pulverização padronizado, produzindo um spray de 10 l/min, pode ser usado.

Se este bico de pulverização for usado, o tempo de exposição é de 1 min/m², com um mínimo de cinco minutos. Independentemente do tipo de equipamento de teste, a pulverização de água é limitada a ± 60 ° da vertical.

A aceitação para a classe IP X3 não exige que a água tenha penetrado no item em uma quantidade ou posição que impeça a operação satisfatória do item ou apresente um risco de segurança.


IP X4

O invólucro é exposto à pulverização de água a partir de um tubo oscilante, com cada bico de pulverização proporcionando uma taxa de fluxo de 0,07 l/min, por dez minutos.

Alternativamente, um bico de pulverização padronizado, produzindo um spray de 10 l/min, pode ser usado. Se este bico de pulverização for usado, o tempo de exposição é de 1 min/m², com um mínimo de cinco minutos. A água é salpicada contra o gabinete de todas as direções.

A aceitação para a classe IP X4 não requer que a água tenha penetrado no item.

Deixe uma resposta

Share This