A Luz de cada Canto

Planejar a iluminação de cada ambiente também é pensar na decoração.

Nem só de objetos é feita a decoração de uma casa. O projeto de iluminação tem uma parte importante na hora de decorar uma residência. Mais do que cumprir a função, a iluminação ajuda a destacar o melhor do espaço, e trazer as sensações procuradas. Mas, algumas perguntas devem ser feitas antes de iniciar. Vamos lá!

A primeira questão a responder é o que será feito nesse espaço? É um quarto para relaxar, um escritório, uma sala para receber os amigos, e por aí vai. Decidiu? Passa para a próxima pergunta, como é a iluminação natural do ambiente? A iluminação artificial é um complemento da natural. Isso quer dizer que deve ser verificada a claridade e incidência direta do sol, e por quantas horas este fica ali. Quanto mais longe de janelas e iluminação, maior será a quantidade de lâmpadas. Pronto, você já sabe, agora é preciso responder, tem algum detalhe na decoração que você queira destacar? Se sim, você vai precisar utilizar de luminárias e cores de lâmpadas certas para produzir uma claridade focada em realçar.

Já está ao meio do caminho, agora só faltam duas perguntas. Então, vamos seguir. Como são revestidas ou pintadas as paredes? Claras, escuras, papel de parede de muitas estampas? E por último, as luminárias vão ter realmente uma função ou são apenas decorativas?

Ufa, viu só como pensar na iluminação não é apenas escolher a luminária e instalar. Tem muita coisa envolvida e para decidir, só assim você vai alcançar o resultado esperado.

Mas não acaba aí, a gente tem outras dicas que fazem toda a diferença. Por exemplo, em ambientes onde o descanso e lazer vem primeiro, como salas, quartos, aposte em lâmpadas de luminosidade quente e amarelada. Agora, lugares onde a concentração e o trabalho são importantes, como cozinhas, escritório, lavanderia e banheiros, a luz branca – de cor fria, é a sua escolha. Não esqueça que estes ambientes devem ser sempre bem iluminados, sem fazer sombras.

Outra dica interessante é a utilização de luzes difusas. Não é necessário utilizar iluminação forte e direta próximo à TV. Ou melhor, intercale a iluminação direta com difusas. Por exemplo, na sala de jantar, use luminárias diretas voltadas para a mesa ou, no quarto, em cada lado da cama, coloque abajures ou pendentes diretos com interruptores separados. Abuse dos dimerizadores para controlar a intensidade, seja no momento da conversa ou para assistir a um filme.

Ok. Nos corredores distribua ao longo dele, mas lembre luz longitudinal enfatizam o comprimento, enquanto luzes não contínuas encurtam. E nos jardins? Utilize da iluminação para enaltecer a fachada da sua residência, dando importância aos pontos fortes. Lembre-se também de iluminar bem caminhos, escadas e degraus, eles precisam estar bem visíveis para evitar acidentes.

Uma iluminação correta pode mudar totalmente um ambiente, valorizar o espaço, deixar ainda mais bonita e visualmente confortável, criando um clima de aconchego. Se tem uma coisa que vale a pena prestar mais atenção na hora de decorar sua casa, e que faz uma diferença enorme, é na iluminação.

Nossas dicas te ajudaram na hora de ter uma ideia pra deixar sua casa ainda mais iluminada? Conta pra gente.

 

 

*Todas as informações e imagens contidas nesse post foram baseadas em matérias de sites jornalísticos, bancos de imagens e redes sociais de compartilhamento de fotos.

Deixe uma resposta

Share This